top of page
Foto do escritorIvan Eugênio

XPML11 e seus números revelados


Analisaremos hoje os dados da planilha de fundamentos do XP Malls Fundo de Investimento Imobiliário (XPML11), cuja publicação é realizada com regularidade em seu site, que traz muita informação interessante, ainda mais levando em consideração o período pelo qual estamos passando, em que muito se discute a sustentabilidade dos shoppings. Os dados apresentados nesse artigo vão até junho do presente ano.


Com uma ABL total de 399.440 m², o fundo tem participação em 12 shoppings localizados em todo o país, sendo majoritário em apenas um deles, o Shopping Downtown, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

O Shopping que apresenta maior taxa de vacância é o Natal Shopping, com 8,88% vago. No todo, observamos uma vacância de 4,35%, muito embora a inadimplência esteja elevada, o que demonstra que os inquilinos estão sim passando por dificuldades financeiras, mas não querem deixar o ponto vago.

 
 

O tráfego de veículos e o fluxo de pessoas nos empreendimentos demonstraram uma melhora gradativa desde o início da pandemia. No entanto, comparando os números do mês de junho de 2020 com o de 2019, percebemos que há um grande espaço para a melhora. O tráfego de veículo deste ano representa 32,62% do tráfego do ano passado

e o de fluxo de pessoas 24,62%. Vale lembrar que no mês de junho do ano passado 4 empreendimentos não compunham o portfólio do XPML11.


O importante, neste momentos de incertezas, o melhor a se fazer se apegar ao ativo, sua localizacao, sua qualidade e sua gestão. Afinal, quando compramos um fundo imobiliário não estamos comprando quatro letrinhas, mas sim os ativos que essas letras representam.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page