Carta de dúvidas #3
Qual seria o Dividend Yield ideal para uma carteira de investimentos? Questiono isso pois foi um pergunta que recebemos nas dúvidas semanais. Nosso leitor realizou o seguinte questionamento: Dá para montar uma carteira de FII segura e diversificada com média de DY = 0,60% a.m.?
Interessante observamos que o investidor busca um rendimento alvo, querendo alcançá-lo com diversificação e segurança.
No meu ponto vista é redundante falar em diversificação e segurança, eis que vejo a diversificação como a melhor segurança para o investidor. Sei que muitos vão falar em hedge com opções, seguros e por aí vai, mas nada supera a boa e velha diversificação.
Qual seria a diversificação ideal? Já conversamos sobre isso anteriormente, respeito a receita de bolo que devemos ter algo entre 8 a 12 fundos, sendo que partir disso não temos grandes vantagens ao eliminarmos o risco não-sistemático. Todavia, penso que uma diversificação segura e saudável está no número de fundos que você consegue acompanhar, esse número é vai depender do tempo que o investidor tem para analisar o mercado e do seu conhecimento a respeito dele. Separando umas duas horas semanais para o estudo e acompanhamento, você vai perceber como irá evoluir ao longo do tempo.
Passamos agora a pensar no yield da carteira. Sim, é perfeitamente possível alcançarmos um yield target de 0,60% mensal com uma carteira diversificada.
Como sabemos, quanto maior o retorno, maior o risco. Em regra, não vamos conseguir fugir desta afirmação histórica. Ora, para alcançar o yield pretendido no momento atual o investidor deve buscar uma maior exposição a fundos de recebíveis imobiliários, desenvolvimento e, até mesmo, fundos de fundos que consigam obter alfa para seus investidores.
Agora, se o investidor pretende obter esse yield target daqui a alguns meses, podemos obter uma melhor diversificação na carteira de investimento e, consequentemente, uma maior segurança para a sua carteira. Incluindo fundos imobiliários de tijolo, como lajes comerciais, shoppings, galpões logísticos e outros.
Percebo que o Investidor que provou esse artigo, apesar de ter um yield alvo, está intimamente preocupado com a segurança em seus investimentos. Estabelecida essa premissa, penso que o investidor não deveria nesse momento se preocupar com o dividend yield de sua carteira, mas sim com a diversificação em bom fundos que irão te trazer excelentes retornos no futuro. Todavia, a resposta para a pergunta é sim, dá pra alcançar o yield target neste momento.
Bom investimentos!!!
Commentaires