O FII RBR Properties, negociado pelo ticker RBRP11, apesar de ter iniciado suas atividades em março de 2015, neste ano aparentemente se tonou o queridinho de muitos investidores. para ser mais exato, de 44.334 investidores.
Estamos diante de um fundo imobiliário híbrido, gerido pela RBR Asset Management, uma gestora 100% focada no mercado imobiliário, que é responsável pela gestão de outros fundos imobiliários, apresentando um bom histórico.
O RBRP11 tem um portfólio híbrido, composto por lajes comerciais e galpões logísticos. No total, já temos 15 ativos imobiliários dentro da estratégia CORE do fundo que é, em verdade, a sua estratégia principal.
Atualmente, 75% da receita do fundo é proveniente ativos imobiliários localizado no Estado de São Paulo e o restante do Estado do Rio de Janeiro.
O destaque principal deste fundo é sua gestão ativa, desta forma, busca sempre comprar ativos imobiliários (físicos ou via FII's) preços abaixo do custo de reposição, buscando com isso trazer retorno para seus cotistas através da renda gerada por esses imóveis, mas também através do ganho de capital com a venda dos imóveis ou das cotas de FII's quando estes atingirem um valor que a gestão julgue correto para o desinvestimento.
Exemplo que podemos citar nesse ganho de capital foi o investimento no fundo imobiliário FVBI11, cujo imóvel acaba de ser adquirido pelo fundo imobiliário PVBI11, trazendo um considerável ganho de capital para o cotista.
Além da estratégia CORE, o fundo trabalha com outras 3 estratégias. Uma estratégia tática, buscando arbitragem em fundos imobiliários para gerar valor a seus cotistas, outra que busca a liquidez, valor lembrar que nesse mercado "cash is king" e, por último, a estratégia que recebe o menor capital do fundo, a de desenvolvimento imobiliário.
Agora sim, já podemos responder a pergunta do título deste artigo. E a resposta é não, em nossa visão RBRP11 não é o novo KNRI11, isso porque cada ativo tem a sua essência e sua estratégia, sendo a RBR Asset algo impar ao mercado.
Se você ainda não conhece esse fundo, vale a pena visitar os últimos relatórios gerenciais e conhecer o trabalho que está sendo executado. Se você já conhece, conta pra gente, é cotista do fundo?
Autor: Ivan Eugênio – Advogado, Investidor de FIIs e Parceiro do CANAL FII Fácil
Commentaires