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HSML11: O que esperar dos Shoppings ?


O Fundos Shopping teve o inicio da operação em 30/07/2019 e uma segunda emissão 11/11/2019 (tentando uma captação de R$ 1.062 MM). O fundo nasceu com um Valor Patrimonial de R$ 646 Milhões. E após a segunda emissão atingiu a marca de R$ 1.515 Milhões.


Para se ter uma ideia o HSML11 aparece nos FIIs mais Negociado de 2020 na 10ª posição, o que para um fundo de pouco mais de 1 ano é espetacular. A média de Negociação diária desse ativo é de R$ 5.571 Milhões (dados do Boletim da B3 de Setembro).


O fundo tem um numero expressivo de cotista para um fundo tão novo. São mais de 92.993 cotistas entre Pessoas Fisicas, PJs, Fundos Imobiliários e Outros Fundos de Investimento.


O Valor Patrimonial da Cota está em R$ 99,82 e o seu valor de R$94,02 (cota fechamento do dia 19/09/2020).


O dividendo do Fundo, mesmo durante a crise, nunca foi zero. Em Março e Abril, o fundos distribui R$ 0,22 (anteriormente o fundo distribui entre 0,6 e 0,62). Em Maio, Junho e Julho o Fundo distribui R$ 0,18. Em Agosto, com o retorno de 100% do portfolio o fundo pagou R$ 0,26. E no ultimo mês, tivemos mais um surpresa, o HSML distribui um Rendimento de R$ 0,40 representa um DY (0,43% a.m.).

Esse rendimento expressivamente maior fez com que o Preço do secundário da B3 saísse de R$ 92,28 para R$ 94,02 (nesta data). Um aumento de 1,8%. Aumento bem tímido que pode gerar maiores ganhos com o maior otimismos dos players do Mercado. O setor de Shopping ainda avança cautelosamente, mas esse resultado gera expectativa na velocidade de recuperação.


No ultimo Relatório Gerencial o Gestor fez o seguinte comentário:

"Primeira distribuição de dividendos com caixa gerado no mês de competência onde todos nossos shoppings estavam reabertos. Mesmo com a volta da operação dos shoppings do Nordeste e do Norte no último terço do mês, houve forte aceleração do resultado imobiliário e esperamos novo impulso com a operação dos ativos no mês “cheio” na competência de Agosto".



Portfólio:

SP

Shopping Granja Vianna HSML11 e VISC11

Shopping Metrô Tucuruvi HSML11

Super Shopping Osasco HSML11

AC

Via Verde Shopping HSML11

AL

Shopping Pátio Maceió HSML11



Resultado Financeiro:




Resultado Operacional:




Em Agosto de 2020, as Vendas Totais somaram R$ 105,2 milhões representando uma queda de –20,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já na conta de Aluguéis houve queda de –63,8% se comparado ao mesmo período de 2019. O Fluxo de Veículos apresentou retração de –37,4%. O resultado de fluxo, vendas e aluguéis continua refletindo os efeitos da crise, Agosto foi o primeiro mês completo em que o portfolio operou aberto seguindo as orientações dos Poderes Públicos de cada região. Os resultados são animadores se comparados ao mês anterior, com destaque para a performance dos ativos do Norte e Nordeste do portfolio, que contribuíram de maneira significativa para a melhora dos indicadores mesmo reabrindo no último terço do mês.


As receitas de Mall e Mídia totalizaram R$ 548 mil. O resultado representa queda de –66,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.



A inadimplência líquida terminou o mês em 14,2% e os descontos concedidos em 27,1% da receita faturada para os empreendimentos no mês de Agosto. Já os gastos com os encargos de lojas vagas foram 5,2% da receita. Os indicadores apresentam melhora e a expectativa de recuperação contínua nos próximos meses do ano.


É possível notar a recuperação mês a mês do consumo, contudo, as restrições impostas pelas autoridades e o Medo ainda estão presentes impedindo a recuperação completa e acelerada deste Mercado. Na nossa visão os Fundos Imobiliários de shopping ainda vão demorar uns 6 meses para uma recuperação mais consistente, principalmente para voltar com Resultados Operacionais pré pandemia.

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