top of page
Foto do escritorOdemir Andrade

Fundos de Fundos ou FoF: Devo Ter na minha Carteira?

Você já sabe que é possível ter ganhos mensais recorrentes com um personagem bem discreto do mercado de capitais - os Fundos Imobiliários. Atualmente, os FIIs ocupam o papel de destaque devido ao baixo valor pago pela Renda Fixa e por ser o ativo de Renda Variável com a menor volatilidade (Vol). Em recente Relatório Emitido pela B3 sobre o Mercado Imobiliário o números de pessoas físicas chegou a mais de 1 milhão de CPFs.



Agora, para continuarmos a nossa jornada, vamos descobrir em quais segmentos os Fiis atuam e quais suas particularidades.


Os Fundos Imobiliários se dividem em quatro grandes segmentos: os Fundos de tijolos, Fundos de papel, Fundos de Fundos e Fundos de desenvolvimento. Hoje, vamos ficar com os Fundos de Fundos. Vamos lá!


"Afinal, o que são Fundos de Fundos?"


Os Fundos de Fundos ou FoFs - Fund of Funds, como são chamados -, são característicos por investirem em outros Fundos de diversos segmentos, geralmente diversificando entre os Fundos de tijolos, papéis, desenvolvimento e até mesmo em outros FoFs.

 
 

"Entendi, então quando eu compro uma cota de um Fof eu compro uma parte de cada um desses fundos em que ele investe?"


Sim, o portfólio do Fundo de Fundos que você comprar será composto por esses vários ativos.

E a parte mais legal é essa mesmo, ao investir num Fof você está se expondo a um portfólio pensado por um Gestor e uma equipe profissional.


"E quais são as vantagens de investir nesses Fofs?"


A vantagem de investir nos Fofs é justamente essa, a de estar comprando a "cabeça do Gestor", ou seja, o modo como ele pensa. Além disso, à depender da estratégia do Fof, os rendimentos podem ser muito superiores à média do mercado. Através dos veículos dos FoFs o investidor também pode acessar Fundos Exclusivos (apenas acessível por investidor profissional) e ofertas CVM 476.


"Legal, mas como eles fazem pra ter ganhos acima da média?"


Os dois principais métodos de obter resultado num Fof são: por meio dos rendimentos dos Fundos investidos, e por ganho de capital, que é basicamente a venda com lucro dos ativos em que o Fundo investe, dessa forma, quanto maior o lucro obtido, maior o resultado para o cotista.


"Muito bom, então o Fof sempre vai me dar um resultado fantástico?"


Nesse ponto devemos ter atenção, nem sempre o Fundo conseguirá entregar um ótimo resultado. Como estamos falando de renda variável, devemos entender que o preço dos ativos varia, hora pra cima, hora pra baixo, e muitas vezes auferir esses enormes resultados com o ganho de capital pode ser uma tarefa difícil.


"Certo, e tem mais alguma coisa que eu devo me atentar?"


Na verdade, sim. Os Fundos de Fundos, por carregarem vários ativos dentro de si, tendem a sentir maiores impactos nas variações de mercado, a valorização ou desvalorização de um ativo irá interferir não só no resultado do Fundo, mas também em seu valor patrimonial.


Apesar desses detalhes, os Fundos de Fundos ainda são uma boa alternativa para quem quer diversificar a carteira ou para quem não tem tanto conhecimento sobre o mercado. Comprar a "cabeça do Gestor" pode ser uma ótima opção para quem está começando, já que os relatórios gerenciais trazem muitas informações sobre os ativos que estão sendo comprados, assim como explicações e crenças do Gestor sobre o desempenho desses ativos no futuro.

 
 

Além disso, recentemente foi lançado recentemente pelo Banco Inter o IFIE11 o IFID11, fundos de fundos que seguem passivamente Índices. Esse fundos que estão sendo chamados de ETFs dos FIIs, tem característica de Gestão passiva com baixas taxas de Administração. Nesse caso a seleção de Ativos fica a cargo de critérios matemáticos objetivos. Outros Índices foram Criados, a exemplo o SUNO30 e XPFI/XPFT/XPFP. Então, logo poderemos esperar mais Fundos de Fundos que seguem índices.


E então, gostou de conhecer os Fundos de Fundos? Qual tipo gostou mais FoFs Ativos ou FoFs Passivos (tipo ETFs) ?


É iniciante e quer conhecer mais sobre o Mundo de Fundos Imobiliários?


Veja esses Artigos:


Renda Fácil ou Renda Passiva: O que é Fundo Imobiliário?

https://www.fiifacil.com.br/post/renda-fácil-ou-renda-passiva-o-que-é-fundo-imobiliário


Vilã ou heroína? O papel da Taxa de juros no Preço de Fundos Imobiliários

https://www.fiifacil.com.br/post/vilã-ou-heroína-o-papel-da-taxa-de-juros-no-preço-de-fundos-imobiliários


Em breve voltaremos com mais textos sobre os outros segmentos.

Desde já desejo a todos bons estudos e ótimos investimentos!


Odemir Andrade - Colaborador do site, investidor e entusiasta de FII's


Comments


bottom of page