top of page
Foto do escritorIvan Eugênio

Como escolher uma corretora para comprar FII?


Qual a melhor Corretora para Fundos Imobiliários - FII's?


Esse foi o questionamento realizado por um seguidor e, como de costume, estamos aqui para ajudar os cotistas em seu caminho para a independência financeira.


Para termos acesso à bolsa de valores, devemos ter aberto conta em uma Corretora de Valores ou em Distribuidora de Valores (essa é uma divisão antiga que hoje já não faz mais sentido), por isso farei menção tão somente a corretoras.


São essas as instituições que te dão acesso à B3, nossa bolsa de valores


Quais pontos devemos analisar para escolhermos a instituição pela qual vamos investir?

Primeiro: taxas de corretagem.


Aparentemente não faz sentido tocar nesse assunto, uma vez que a maioria das corretoras atualmente não cobram mais taxas de corretagem para a compra e venda de fundos imobiliários.


No entanto, como as corretoras têm o direito de cobrar essa taxa de seus clientes, você deve antes buscar essa informação, se há ou não a cobrança de taxa.


Por menor que seja o valor pago, no longo prazo, ele faz toda a diferença. Não ignore, portanto, este ponto.


Segundo: agentes autônomos de investimentos (AAI).


Os agentes autônomos de investimentos (AAI) são profissionais presentes em algumas corretoras que atuam auxiliando o investidor desde o básico até mesmo em questões mais complexas.


Particularmente, penso ser importante ter a assessoria de um AAI, tanto para orientações básicas de investimentos, como para resolver possíveis problemas que ocorrem ao longo de sua vida de investidor.


Muitos assessores, inclusive, têm parcerias com casas de análises, oferecendo relatórios de investimentos para seus clientes.


Sei que isso é um ponto de vista não unanime, mas eu não gosto muito de conversar com robôs.


Terceiro: familiaridade com o Home Broker (HB).


O home broker é o programa que permite o acesso ao sistema da bolsa, nele podemos acompanhar e efetuar ordens de compra e venda, conhecer a volatilidade diária do ativo, dentre outras tantas informações.


Já abri conta em algumas instituições. Cada uma tem o seu próprio home broker. Tem alguns que, sinceramente, tem péssima usabilidade.


Abrir contas e conhecer o sistema não custa nada. Faça esse exercício e conheça os sistemas que temos hoje no mercado.



Quarto: corretora ou banco?


Algumas corretoras hoje estão exercendo também a função de banco, permitindo a abertura de uma conta corrente e oferecendo serviços que "bancos comuns" oferecem.


Há também inúmeros bancos abrindo/comprando corretoras, permitindo o acesso de seus clientes à bolsa de valores.


Atualmente, utilizo uma corretora que ainda não oferece serviços bancários. Atenção para o ainda! Acredito que isso será regra logo logo.


Por fim...


Elencamos aqui tão somente os pontos a serem analisando para a escolha de uma corretora para o investidor de fundos imobiliários.


No entanto, considerando que o investidor deve diversificar seus investimentos, há outros pontos a serem analisados.


Por isso, é importante que o investidor se conheça e planeje os seus investimentos, somente assim poderá escolher a sua melhor corretora, que lógico, pode ser diferente da minha.


Caso não tenha analisado esses e outros pontos e esteja com uma conta aberta em uma corretora que não te chama mais a atenção, lembre-se: é possível transferir seus ativos de uma corretora para outra.

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page