top of page
Foto do escritorDiogo Arantes

Somos 1 milhão de Investidores em Fundos Imobiliários

Atualizado: 18 de set. de 2020



Bom , e o que isso significa ?


Significa que muitas pessoas estão investido em Ativos imobiliários administrados e Geridos por Profissionais, mais pessoas começaram a estudar o Mercado de Capitais, mais pessoas buscam maiores rentabilidades que a Renda Fixa e o mais importante mais pessoas podem usufruir dos benefícios Fiscais e regulamentares dos Fundos Imobiliários.


Quais são as Vantagens de Fundos Imobiliários ?


Existe 7 vantagens básicas de Fundos Imobiliários. Veja abaixo quais são:


Isenção de IR: Não é cobrado imposto de Renda sobre os Rendimentos mensais do Fundos.


Liquidez imediata: como o FII é um Ativo negociado em Bolsa, ao vender o Fundo Imobiliário você terá o dinheiro liquido na sua conta em dois dias uteis (D+2). Imagina quanto tempo demora para vender um imóvel, do momento em que decide até o momento em que pega o dinheiro. Essa é uma vantagem extraordinária.


Fracionamento: você pode comprar quantas cotas quiser. Ou seja, Não precisa comprar o Ativo todo ou vender caso precise de liquidez, pode comprar apenas parte, e isso possibilita todas as pessoas física possam acessar imóveis caríssimos.


Diversificação: Como você pode fracionar, pode com um mesmo valor financeiro, diversificar em vários setores. A diversificação foi muito importante durante a crise, pois ajudou o investidor diversificado a sofrer menos com setores mais afetados (por exemplo o setor de shopping).


Proteção contra inflação: Tanto no mercado de Tijolo quanto em Papel muitas operações são atreladas a IPCA e IGPM fazendo com que a renda seja corrigida pela inflação.


Maior rentabilidade: Comparado com ativos físicos, os Fundos Imobiliários investem em operações maiores e maiores rendimentos.


Gestão Profissional: A gestão dos Ativos são feitas por Gestores certificados e os maiores especialistas por segmento.



 
 

O que isso muda ?


Na pratica, apenas um aumento de Liquidez, mais pessoas e um maior volume de dinheiro no Mercado de Capitais, mais liquidez. Isto é, maior facilidade para comprar e vender por um preço mais "justo".


Contudo, os desafios dessa indústria ainda são enormes. Comparados com outros países que adotam uma estrutura similar ainda está numa fase de crescimento (passamos a fase embrionária). Existe um trabalho árduo que deve ser feito de educação para que o investidor entenda os Riscos dos Ativos imobiliários e possa ter a capacidade de distinguir os bons ativos dos ruins. Ou pelo menos, entender o Risco que cada operação imobiliária gera.


Os desafios ainda são enormes, mas já podemos colher frutos de um Mercado conhecido. Quando comecei a investir e dizia que investia em FII, a maioria não entendia a sigla. Explicava então é um Fundo que compra Ativos Imobiliários, e por esse instrumento regulatório, você pode adquirir partes de shoppings que custam 150 Milhões de reais por apenas 100 reais. Esses instrumentos fatiam um shopping para que qualquer pessoa possa comprar. E não apenas shopping, tem prédios famosos, galpões logísticos, Universidades, Hospitais, entre outros. Além desse beneficio é gerido por um Profissional, não sofre imposto de Renda nos rendimentos e tem rendimentos acima das aplicações comuns, incluindo aluguel.


Parabéns a Toda essa indústria e a todos as pessoas que ajudaram a divulgar e impulsionar esse Mercado. Se você ainda não conhece os Fundos Imobiliários, deixe suas dúvidas nos comentários que podemos te ajudar, se já é um investidor, sabe dos benefícios desse Mercado e está colhendo os frutos desse crescimento. Esse é apenas um pequeno passo e logo estaremos comemorando 2 Milhões até que boa parte da Nação Invista e entendas de FII.


Diogo Arantes – Especialista em FIIs e Founder do CANAL FII Fácil


Quer ver um comentário do Boletim da B3 e o conhecer os top 10 FIIs segundo a B3?


Veja esse vídeo.



Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page