top of page
Foto do escritorIvan Eugênio

IPCA e IGPM: A composição dos principais Índices de Preços


O investidor de fundo imobiliário está familiarizado com os principais índices de preços, o IPCA e o IGPM.


Será que essa afirmação é verdadeira? Você conhece os índices de preços? Não! Então esse artigo é para você.


Sabemos que a cada 12 meses os aluguéis dos inquilinos sofrem certo reajuste, que ocorrem, na maioria das vezes, com base nos seguintes índices de preços: IPCA ou o IGPM. De outro lado, os fundos de recebíveis imobiliários buscam remunerar os investidores o índice, acrescido de um prêmio. É comum vermos o CDI, o IPCA e o IGPM. Mas hoje o foco é nos índices de preços, vamos deixar a CDI para outro momento.


O Índice de Preço ao Consumidor Amplo - IPCA - busca medir a inflação dos preços em nosso país, através da análise de alteração dos preços de produtos praticados para o consumidor final. Sim, estamos aqui focados no varejo.


O cálculo deste índice é realizado mensalmente, sendo responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizar tal apuração. Para tanto, são examinadas uma cesta de produtos, envolvendo alimentação e bebidas, artigos de residência, transportes, comunicação, despesas pessoais, habitação, saúde e cuidados pessoais, vestuário e educação.


Considera-se para apuração do índice famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos, das principais regiões metropolitanas do país, são elas: Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Goiânia.

 
 

Por sua vez, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esse índice, focado no atacado, é composto por três outros índices, o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que representa 60% do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor, representando 30%, e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).


Como mede os preços no atacado, esse índice acaba estando mais sensível a taxa de câmbio, por isso a alta ou queda do dólar, afeta inicialmente o IGP-M para depois vir a alterar o IPCA.


Há muito para conversamos sobres esses índices. Mas vamos aos poucos.

Comments


bottom of page