Aparentemente o ser humano precisa de adrenalina. Preferimos fazer algo que seja motivante, excitante, que te deixe com a sensação de poder. Sabe, tipo quando você supera algum obstáculo nunca antes superado por ninguém, quando pula de bungee jump ou fazer esqui com um paraquedas.
Investir não tem nada de empolgante.
Reza a lenda que em uma conversa de Jeff Bezos, fundador da Amazon, e Warren Buffet, o primeiro perguntou ao segundo: “Sua estratégia é simples e fácil, porque ninguém te copia?”
A resposta foi simples e direta, merecendo um destaque especial no texto:
“Porque ninguém quer ficar rico devagar.”
O investidor de longo prazo passa grande parte de sua vida na fase de acumulação, realizando um ritual periódico extremamente simples: ganha dinheiro, separa uma parte para seus investimentos e adquire bons ativos.
Na fase de acumulação, o investidor precisa aprender a ter disciplina de repetir o ritual acima apresentado e ter paciência, uma senhora paciência.
Sabe o que vai acontecer de um dia para o outro nos seus investimentos. Não ocorrendo algum evento fora do convencional, simplesmente NADA. Por isso o foco é, e sempre deverá ser, o longo prazo.
Pouco importa como estaremos amanhã, mês que vem ou no próximo ano. Pense nos resultados que serão alcançados na próxima década, aí sim estaremos conversando sobre o longo prazo.
Só existe um caminho, ele está no longo prazo, esqueça os atalhos e as palavras encantadoras dos vendedores de sonho.
O caminho é chato, é entediante e desafiador. Mas o resultado (ele vai chegar quando você menos esperar) é compensador.
Quer Adrenalina? Vai pular de bungee jump, ou fazer qualquer coisa que deixe o seu coração batendo em alta velocidade, não vá “brincar” com o seu dinheiro.
Ivan Eugênio - Investidor e parceiro do blog FII Fácil.
Comments