Sabemos que fundos imobiliários são instrumentos financeiros que investem o capital de seus cotistas em imóveis ou então em títulos lastreados em imóveis. Por sua vez, os hospitais estão instalados em imóveis. Conta aí, você queria ser dono de um imóvel ocupado por um hospital?
Atualmente, temos cinco fundos imobiliários negociados em bolsa com hospitais em seu portfólio, são eles: HCRI11, HUSI11, NVHO11, HUSC11 e NSLU11. Sendo todos eles mono imóveis.
O melhor no mundo dos investimento é que ninguém tem que pensar igual, mas, sinceramente, investir em fundos imobiliários de hospitais não me atrai. Vamos aos pontos que gosto de destacar:
Os imóveis são preparados para atender as necessidades de um inquilino específico. Dificilmente suas instalações seriam uteis para outros inquilinos.
A função social do inquilino. Hospitais atendem a uma demanda de saúde e, nem mesmo pela via judicial conseguimos o seu despejo de forma simples em caso de inadimplência. Inclusive, a lei de locação (Lei nº 8.245/1991) protege esse inquilino, dispondo que a denuncia do contrato somente pode ser realizada com base em seu artigo 9º e, se procedente o processo, o inquilino terá o prazo de um ano para deixar o imóvel, podendo ser reduzido para seis meses em casos específicos.
Você investe em algum fundo de hospital? Gostaria de investir em algum? Conta aí.
Comments