Segue comparativo de rendimentos de alguns FIIs que soltaram o valor mensal no dia 30/04/2020.
Os FIis de shopping foram os que mais sofreram no rendimento com valores zerados ou mínimos. Outros setores também diminuíram o valor do rendimento para preservar caixa.
Olhando os Ativos da Tabela, o crescimento rendimento foi de 3,1% enquanto a cota aumentou 2,4% . Mesmo assim, na Media o D Yeld caiu 2,6%. O SAAG11 foi convertido em RBVA11 na proporção 0,88299943.
Desconsiderando TFOF11 que teve um ganho expressivo no mês de março, os Rend caíram 4,2% e o valor da Cota subiu 2,1%. DY caiu 6,8%.
Isso mostra dois fatos:
1º) Com a queda dos Rend e os crescimento do Valor Cota, mostra que o Preço não esta alinhado com o Fluxo de Caixa.
2º) FOF pode ser uma boa opção na saída da crise.
Comparando o CDI e os DYs mensais, os valores de DY ainda são bem atrativos.
Acrescentei mais alguns Fundos, e fiz uma Analise por Tipo. Entre FII Tijolo, Papel e FoF.
Tabela com apenas FIIs de Tijolo:
Olhando apenas para Fundos de Tijolo, podemos ver a queda de 46,5% na Renda de Março, e uma queda de 13,3% para Abril. Uma queda acumulada de 53,6%. Em relação ao Valor da Cota em Março caiu 18% e em Abril subiu 1,9%. Uma queda acumulada de 16,4% em relação ao dia 28/02/20.
Os Fundos de Shopping tiverem a maior queda de renda acumulada, caindo 88,7% desde 28/02/20. Em termos de valor de cota o setor de Lajes Corporativas tiveram o pior desempenho com uma queda de 18,1%.
Agora vamos conversar sobre a Análise de Fundos de Papel.
Os FIIs de papel tiveram uma queda acumulada (% Fevereiro / Abril) de Rendimento de 12,3% e de 11,9% do valor da Cota. Os Rendimentos do último mês ( % Março / Abril) tiveram uma queda acentuada 13,4%. Os fundos de CDI tem seu rendimento atrelado o número de dia úteis e da taxa Selic. Os Fundos de IPCA vão sofrer com baixos valores desse índice, mas ainda pagam mais que os atrelados ao CDI.
Na análise por Risco de Crédito entre High Grade e High Yeld, os de "Alto Rendimento" foram afetados em termos de Cota e Rendimento. É normal em situações de crise a aversão a Risco, e esse tipo de ativo perder mais valor na Cota. Não é tão normal, o impacto no rendimento. Por isso, acredito que a queda no rendimento seja muito em razão da preservação do caixa.
Tabela com apenas FoF:
Os FOFs tiveram o comportamento mais anormal de todos. A renda subiu 50,7% desde fevereiro/20. O valor das cotas, como de todo o mercado, caiu 9,4%.
Não faça nada guiado pela emoção, foco total na razão.
Obrigado Henrique! Troquei as datas. O ano correto é 2020. Todos os dados referentes ao rendimentos e Preço de cotas são relativos a 2020. O ultimo mês da comparação foi referente a 30/04/2020. Agradeço o comentário. Abraço.
Boa noite Diogo, referente ao post dos rendimentos que acabará de postar, creio que houve um equivoco referente ao ano de pagamento dos dividendos, me esclarece por favor.