A análise fundamentalista é a análise da situação financeira, econômica e mercadológica de uma empresa para avaliar às suas expectativas e projeções para o futuros.
A análise fundamentalista é um campo da análise econômica que lida com um amplo tipo de análises e interpretação; indo da macro à microeconomia, passando por finanças internacionais até ciências política e econômica. variando suas interpretações de um grau razoável de possível acuracidade ao total subjetivismo, visto que tais análises e interpretações podem ir desde uma relativamente simples análise e interpretação de balanços de uma única empresa até a possível influência que dados econômicos nacionais possam ter sobre o desempenho desta mesma empresa e/ou sobre todo o setor da economia no qual esta empresa está inserida.
Exemplo de Indicadores:
INDICADOR PREÇO / LUCRO.
INDICADOR PREÇO / VALOR PATRIMONIAL AJUSTADO.
INDICADOR DÍVIDA / CAPITAL SOCIAL.
FLUXO DE CAIXA LÍQUIDO – FCL.
RETORNO SOBRE CAPITAL SOCIAL (ROE).
De forma simples, podemos dizer que a Análise Fundamentalista avalia os fundamentos da empresa de forma macro e micro econômica. Macroeconomia vai avaliar a economia brasileira, mundial e as tendências. Na microeconomia falamos mais do setor especifico, capacidade de consumo, oferta e demanda e ocupação da empresa.
O que queremos saber? Capacidade de geração de caixa atual e futura. capacidade em lidar com possíveis problemas (Gestão, Governança, Compliance, Transparência).
De forma geral a Regra dos Três de FII (Gestão, Ativo e Localização) é um simplificação para a análise fundamentalista.
Ativos ativos bons e bem localizados tem uma capacidade de geração de caixa alta, presente e futura, e mesmo em fase ruins, podem diminuir receita, mas ainda manter renda. Além disso, mantém a "atratibilidade" dos Ativos pela qualidade ou pelo posição Geográfica.
A Gestão e a Governança é um assunto de extrema importante a medida que o mercado quer transparência nas atitudes de quem está no comando, e que o bem de todos acionistas/cotistas sejam representados. Além da capacidade de tirar "coelhos da cartola", pensar fora do comum para posicionamento e oportunidade para garantir a existência futura do fundo (podendo inclusive mudar o setor inicial do fundo). Veja exemplo dos Fundos de Agências bancárias no vídeo abaixo.
Veja também a live com o Perfil @Investindo_em_fii no "FII TALK" onde conversamos sobre:
Como escolher os Fundos Imobiliários? E o que ficar fora nesse momento.
Bela aula! Obrigado por disponibilizarem tanto conhecimento. Uma conversa bacana e extremamente elucidativa!